SOS CRIANÇA - CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA Táticas Pedofílicas de Enganação Os pedófilos tendem a escolher crianças que mostram certo grau de vulnerabilidade. As crianças vulneráveis que correm mais riscos são aquelas que não se sentem amadas e desejadas ou são impopulares, solitárias, sem amigos ou perseguidas. Abner Morilha

domingo, 7 de março de 2010

No Caminho de Emaús - Parte 1

LUCAS 24: 13-33
Jesus foi crucificado, morto e sepultado. Seus seguidores dispersos. Seus amigos mais íntimos o abandonaram. Todos com medo tentando salvar suas próprias vidas. A frustração é uma das marcas nos corações destes homens e mulheres que esperavam que Jesus fosse ser aquele que faria Israel ter a glória do passado, que faria com que Israel se livrar da escravidão Romana, que traria a liberdade e a prosperidade de volta para a nação. Entretanto, seus sonhos e projetos são todos derrubados é como um grande castelo de areia que cai diante da dor, sofrimento da morte e do sepultamento daquele que eles achavam que seria o libertador de Israel. Vers 13, 14 Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Dois discípulos. Dois irmãos, dois queridos que andaram com Deus, que viram a Glória do Senhor Jesus, que presenciaram seus milagres e que tocaram no Senhor da Vida. Estavam sós em uma estrada a caminho de uma cidade chamada Emaús. Emaús quer dizer lugar das Águas Termais, ou Lugar das Águas que Curam. Dois homens tristes, desesperançados e como os corações gélidos pela tristeza dos fatos ocorridos indo em direção a um lugar chamado Águas que Curam ou Águas que Aquecem. Quantas vezes não estamos assim? Abatidos, derrotados, frios e frustrados. É como se nossos sonhos e desejos já não mais nos alimentasse, é como se tudo perdesse sua cor e sua alegria e caminhamos pela estrada da vida procurando algo que possa aquecer nosso coração ou curar nossa alma. Estes dois estavam assim talvez como você hoje enquanto lê este blog. 14- E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. 15- Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. 16- Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Eles conversavam entre si sobre tudo que havia acontecido. Tentavam entender o porquê de todas aquelas coisas na vida deles. Neste mesmo momento se aproxima Jesus e começa a caminhar com eles. A Bíblia diz que os olhos deles estavam como que fechados para que não o conhecessem. Interessante eles conheciam muito bem Jesus na verdade um deles era irmão de José logo era tio de Jesus e mesmo assim não o reconheceram. Há varias interpretações desta passagem: a) Alguns afirmam que Jesus após a sua morte e ressurreição entra em processo de glorificação que foi somente completada com sua ascensão e entrada no céu.
b) Outros afirmam que divinamente os olhos deles foram impedidos de o reconhecerem para que eles aprendessem uma lição e as evidencias da ressurreição fossem fortalecidas.
c) Outros de que as lagrimas do desespero, a tristeza, a duvida, o ódio, a cegueira e o medo tenha cegados eles e tão preocupados e olhando para si estavam que não reconheceram a ESPERANÇA DA GLÓRIA que caminhava lado a lado com eles. Somos muitas vezes assim, estamos muitas vezes como eles, nossas desilusões, nossas magoas, nossas frustrações, nossos medos ou os prazeres temporários da vida, nossas expectativas, frustradas nos fazem cegos ao SENHOR que caminha lado a lado com a gente.
d) A Bíblia também diz que muitos estão assim, como que cegos espiritualmente. Não conseguem ver aquilo que Deus reservou para eles. Não conseguem enxergar o Salvador que caminha com eles. A Palavra de Deus diz que o príncipe deste mundo Satanás, cegou o entendimento das pessoas para que elas não vejam e assim não sejam saradas. Vers 17 – O senhor pergunta o que é isto que estais conversando, o que é que vos preocupas, do que estão tratando em quanto caminhais.
Mais uma vez Deus pergunta algo que ELE SABE A RESPOSTA. NA VERDADE DEUS SEMPRE NOS PERGUNTA NÃO PORQUE ELE NÃO SABE, MAS PARA NOS FAZER SABER.
Jesus pergunta o motivo da tristeza deles.
O Senhor pergunta para você. Qual o motivo da sua tristeza? Porque você está tão abatido?

Eles estavam com uma mistura de tristeza e esperança. Era um sentimento ambíguo, era como um redemoinho na cabeça. Por um lado estavam tristes pela morte de JESUS na cruz. Por outro lado havia uma esperança por que alguns deles disseram que o SENHOR havia ressuscitado. Eles estavam frustrados porque o JESUS que eles esperavam não era aquele que havia se entregado na cruz. Eles esperavam um MESSIAS que os livrasse da opressão do Império Romano e não que se deixasse ferir por seus inimigos. Eles esperavam um deus que não sofresse, Eles esperavam um deus que não compartilhasse com a humanidade o sofrimento, eles esperavam um deus que os tirassem do sofrimento. Mas somente um DEUS que sofre pode sentir a dor e se compadecer dos que sofrem. Somente um Deus que sofre pode amar e saber exatamente o que você está passando. A Bíblia nos revela que JESUS passou por todos os tipos de sofrimento. Ele teve fome, Ele teve sede, Ele teve desejos que não pode realizar, Ele teve dor psicológica, Ele chorou diante do desamparo das pessoas, Ele chorou diante da morte de seu amigo Lazaro nosso Senhor chorou diante da fragilidade humana. jESUS foi rejeitado por seus amigos, foi rejeitado por sua família, sofreu em um jardim sozinho, pois quando buscou a companhia daqueles que disseram que dariam a vida por ele, os encontrou dormindo de tristeza. Lc 22:45

UM DEUS QUE SOFRE É A MARCA DO NOSSO DEUS. POR ISSO ELE SE COMPADECE DE NÓS. POR ISSO COMO UM PAI QUE SE COMPADECE DE SEU FILHO ELE SE COMPADECE DE NÓS, POIS CONHECE A NOSSA ESTRUTURA E SABE QUE SOMOS PÓ. SL 113

Um comentário:

  1. Eu li e concordo com vc, a dor nos cega e nos impede de ver a glória de Deus, como eles não viram Jesus, que estava tão próximo, e o que é pior: a dor embrutece. Ficamos como que impermeáveis ao toque do Senhor.

    Acho que aqui, uma vez mais, Satanás rouba, rouba nos o contato com o divino, com a fonte da vida, e então longe do Senhor, do seu toque, só nos resta morte, que é o que Satanás tem a oferecer. O mais apavorante de td isto é que essa morte é morte eterna, portanto o fracasso do plano de Deus que é vida e vida abundante.
    Obrigada por ter mandado, Deus abençõe sua vida.

    ResponderExcluir

Categorias