SOS CRIANÇA - CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA Táticas Pedofílicas de Enganação Os pedófilos tendem a escolher crianças que mostram certo grau de vulnerabilidade. As crianças vulneráveis que correm mais riscos são aquelas que não se sentem amadas e desejadas ou são impopulares, solitárias, sem amigos ou perseguidas. Abner Morilha

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pensando Henri Nouwen Parte 4 - Prodigo - Por Abner Morilha

Filho mais Velho:
Lucas 15: 25-30 Se analisarmos bem esta parte da parábola, veremos que não só se perdeu o filho mais moço que saiu de casa e foi a um país distante, à procura de liberdade e prazer, mas o que ficou em casa também se tornou um homem perdido. Externamente fez todas as coisas que um bom filho deve fazer, mas no intimo, se afastou bastante do seu pai. Ele cumpriu o seu dever, trabalhou durante todos os dias e deu conta de suas obrigações, mas se tornou mais e mais infeliz e cativo. Vers. 28 – Ele se indignou e não queria entrar. O contraste entre a atitude do pai e do filho é gritante: a) O Pai se regozija com a volta do filho mais moço. O filho mais velho se recente, se ira e se entristece;
b) O Pai recebe o filho mais moço com abraços e beijos. O filho mais velho o recebe com indignação;
c) O Pai nem menciona os pecados do filho mais moço, perdoando-o imediatamente e incondicionalmente. O filho mais velho aponta os pecados, e lança no rosto do Pai todos os pecados do filho mais moço;
d) O Pai chama o filho mais moço de filho reconhecendo a paternidade e dando espaço para ele na família. Incluindo. O filho mais velho não o chama de irmão, dizendo no Ver 29- Esse seu filho. Ele exclui o irmão e se distancia de qualquer relação. Talvez você que esteja lendo este texto, seja um cristão convertido já há tempos e de alguma forma tenha perdido a alegria de estar na presença do Pai. Há quanto tempo você não chora na presença do PAI? A quanto tempo você não se lança nos braços do Pai? A quanto tempo você procura fazer tudo aquilo que lhe é pedido e esperado como cristão, mas no seu coração você carrega magoas, falta de perdão e ressentimentos. Não consegue liberar perdão para o seu irmão que de alguma forma te feriu ou te machucou. Há tanto ressentimento entre os “justos” e os “corretos”. Há tanto julgamento, condenação e preconceito entre os “santos”. Há tanta raiva contida entre as pessoas que são muito preocupadas em evitar o “pecado”. É muito difícil avaliar o desatino do “santo” ressentido, precisamente porque está tão intimamente ligado ao desejo de ser bom e virtuoso. O filho mais velho agrediu seu Pai, justificando-se e pedindo reconhecimento, palavras ciumentas. Há também uma queixa mais profunda. É a que vem do coração que acha que nunca recebeu o que lhe era devido. É a queixa expressa de inúmeras maneiras, sutis ou não, formando uma montanha de ressentimento. É a queixa que brada: “Esforcei-me tanto, trabalhei por tanto tempo, fiz o possível e mesmo assim não recebi o que outros recebem tão facilmente. É bom pensarmos no filho mais velho contido em cada um de nós. Creio que a volta para casa a partir daí também é muito difícil. Porque não é fácil distinguir meus ressentimentos e administrá-lo de maneira sensata. Será que o filho mais velho pode voltar para casa? Posso eu ser encontrado como o filho mais jovem o foi? Como posso voltar quando estou perdido em ressentimentos, apanhado em cenas de ciúmes, prisioneiro da obediência e do dever que me escraviza? O que não é possível para mim é possível para Deus. “Com Deus tudo é possível” Ver 28 – Ele se indignou e não queria entrar, saindo, porém o Pai procurava reconciliá-lo. O PAI saiu também pelo filho mais velho. O Pai não somente deseja a volta do filho mais jovem, mas também a do mais velho. O mais velho também precisa ser encontrado e conduzido de volta à casa da alegria. Esta não é uma história que separa o Bom e o Mau. Somente o PAI é bom. Ele ama ambos os filhos. E ELE corre ao encontro de ambos. Ele quer que os dois se sentem à sua mesa e participem de sua felicidade.
Vem Filho amado, Vem Filha amada. Vem para os meus braços. Este é o desejo do Pai que tão pacientemente continua esperando e olhando para a estrada aguardando a volta de seu filho mais moço e de seu filho mais velho, ambos tão queridos e amados.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessas palavras,me edificou, falou comigo profundamente. "uma alma vale mais do que todas as riquezas do mundo inteiro, por não ter preço que pague, Jesus pagou, simplesmente para eu não errar o caminho e perecer eternamente". Uma dessas almas sou eu. Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir

Categorias