SOS CRIANÇA - CONTRA A PEDOFILIA FRASE DA SEMANA Táticas Pedofílicas de Enganação Os pedófilos tendem a escolher crianças que mostram certo grau de vulnerabilidade. As crianças vulneráveis que correm mais riscos são aquelas que não se sentem amadas e desejadas ou são impopulares, solitárias, sem amigos ou perseguidas. Abner Morilha

domingo, 17 de abril de 2011

Princípios Para o Crescimento Espiritual- Parte 4

Nem sempre é fácil decidir-se pela verdade.
Como Blanchard diz em O poder da administração ética: "Não existe a maneira certa de fazer algo errado".
Se tivermos que enganar para vencer, não devemos pensar duas vezes a respeito do negocio em que estamos.
Não podemos ter a ideia romântica de que será fácil decidir ficar do lado da verdade o tempo todo.
Lembremo-nos de Jeremias. Viveu há 2.600 anos e durante os últimos anos da primeira comunidade judaica. Ele viu o templo de Salomão em Jerusalém ser destruído pelos babilônicos e muitos dos seus compatriotas serem enviados para o exílio na Babilônia. Nos anos que antecederam a queda de Jerusalém, ele tentou advertir as pessoas de que se elas não mudassem sua maneira de ser, se não parassem de oprimir os pobres e adorar ídolos pagãos em vez de Deus, o Senhor retiraria sua proteção da cidade e do templo ao qual Seu nome havia sido ligado. Por esse motivo Jeremias, além de odiado e ultrajado como traidor, foi preso como um risco a segurança nacional. As pessoas acreditavam que, por ter previsto a vitória dos babilônicos, ele os estaria favorecendo. Jeremias foi um dos primeiros grandes exemplos do conceito de que O PROFETA NÃO É UM HOMEM QUE VÊ O FUTURO, E SIM ALGUÉM QUE DIZ A VERDADE.
Se examinarmos a história daquela época, o decidir-se pela verdade, talvez tenha salvado o judaísmo e, por conseguinte tornou o cristianismo possível.
Se Jeremias não tivesse transmitido a mensagem de que a destruição do templo era um castigo de Deus, e não o resultado da superioridade bélica dos babilônicos, e se não tivesse oferecido a possibilidade de reconciliação com Deus através da mudança de coração e do comportamento, os judeus exilados talvez tivessem chegado a conclusão de que os deuses babilônicos eram mais fortes e ofereciam maior proteção do que o Deus de Israel.
Eles teriam assimilado aquela cultura como fizeram os amonitas e moabitas exilados, de quem nunca mais se ouviu a respeito. NÃO HAVERIA NENHUM POVO JUDEU EM CUJO SEIO JESUS PUDESSE NESCER SÉCULOS DEPOIS.
O decidir pela verdade levou Jeremias a ser jogado em um poço de lama e ser humilhado e tratado como um pária. Além de tudo isso, as angustia internas do profeta o levaram a ser conhecido como o profeta chorão. Jeremias talvez seja o profeta que mais revela sua alma e sua dor.
Veja como ele descreve a experiência de ser um profeta que opta pela verdade:
Jr 20:79 Persuadiste-me, (Seduziste-me, Iludiste-me, Enganaste-me) ó SENHOR, e persuadido (seduzido, iludido, enganado) fiquei (deixei-me seduzir); mais forte foste do que eu e prevaleceste (dominaste); sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque, sempre que falo, tenho de gritar e clamar: Violência e destruição! Porque a palavra do SENHOR se me tornou um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Quando pensei: não me lembrarei dele e já não falarei no seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais. Senhor, Vós me seduziste e eu fui seduzido. Vós me dominastes e eu fui subjugado...
Como nossa poetisa Mineira Adélia Prado afirma: Deus existe, E com um poder de sedução indizível... Pois quem pode opor-se a onipotência DELE.
Ser um profeta é mais do que um convite. É o sentimento de ceder a uma força esmagadora contra a nossa vontade (Heshel)
Seja lá o que for a voz autentica de Deus é mais do que pensamentos sobre coisas que gostaríamos de dizer ou sobre coisas que gostaríamos que acontecesse. Está acima do fato de meramente decidirmos o que queremos fazer e associarmos a isso o nome de Deus.
No capitulo 27 de Jeremias, o profeta simbolicamente coloca uma canzis (pedaço de madeira entalhada que vai sobre o boi) sobre seus ombros e sai as ruas simbolizando o jugo que os babilônicos trariam sobre Israel. O profeta Hananias o confronta e quebra a canzis de seus ombros.
Jeremias diz amém as palavras de Hananias Jr. 28:6 assim seja, disse ele, e que Deus o permita! Realize o Senhor tua profecia.., desejando verdadeiramente que o povo não sofresse aquilo que Deus anunciou que eles sofreriam.
Depois de sua confrontação com Ananias Jeremias vai para a casa e se pergunta: Como posso ter certeza que sou um verdadeiro profeta e ele um falso?
Porque não consigo dizer palavras em nome de Deus que farão as pessoas me aplaudir e dizer amém em vez de me ultrajarem?
Ele encontra uma resposta implícita em seus comentários sobre a verdadeira e a falsa profecia:
Se as palavras são difíceis para você pronunciar e difíceis para os outros escutarem, se você não sente prazer em dizê-las, mas sente que precisa fazer isso, então pode acreditar que elas vêm de Deus. Por outro lado, se suas palavras o tornam popular e lhe permitem conquistar aplausos facilmente ou se as pessoas não gostam de ouvi-las embora você experimente certo prazer ao pronunciá-las (“Só estou dizendo isto para o seu próprio bem”), então você tem motivos para desconfiar de que se trata de seus próprios pensamentos disfarçados como a palavra de Deus.
Kushber diz que muitas vezes quando ouve políticos e religiosos condenando métodos pecaminosos da sociedade que os cercam ele costuma concordar com suas críticas, mas não escuta a dor na voz deles.
Condenar seus semelhantes deveria feri-los mais, como faria Jeremias, no entanto eles parecem muito a vontade com o que fazem; por isso me pergunto se o que eles realmente estão transmitindo são as palavras e os pensamentos de Deus ou se estão transmitindo as palavras e os pensamentos deles mesmos.
Deus abençoe a todos espero que a leitura tenha edificado sua vida.
Abner Morilha
Bibliografia: Quem Precisa de Deus? e Que tipo de pessoa vocë quer ser? Kushner Harold

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Categorias