
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6
¶ E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Caim irou-se, pois sobremaneira. Muita raiva de Deus e de Abel. Decaiu-lhe o semblante.
Deus confronta Caim e se aproxima dele.
Ves 6- Se procederes bem não é certo que sereis aceito?
Aparta de ti a iniqüidade. Pare de acariciar pecado e é certo que seras aceito.
Isaias 59:2
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça
Vers 7 - Se, todavia procederes mal, eis que o pecado jaz a porta. O seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo.
A figura aqui é de um animal selvagem que esta a espreita. Uma fera a ser domada.
Ou de um demônio que segundo a tradição judaica fica a espreita no alto da porta esperando uma brecha para atacar.
O pecado quer atacar o homem que é sua vitima. Ele sempre estará lá.
Seus instintos, emoções e vontades muitas vezes se opõem ao que é santo e puro. Cabe a você e a mim dizer não a carne e sim a Deus.
Seremos julgados por nossas ações, Nossas escolhas é que fazem a diferença.
Mas e os meus pensamentos?
Se você não agasalha, não alimenta, não nutri os seus maus pensamentos você não pecou. Você consolida o pecado quando você faz dele uma ação. Ou quando você nutri em sua mente o que é mal.
É importante que busquemos a santificação. Pois sem santidade ninguém verá o Senhor.
Entretanto, muitos de nós carregamos fardos pesadíssimos.
O campo de batalha da mente não dá tréguas e o tempo de paz parece por demais distante.
Não só travamos grandes batalhas em nossa alma como também carregamos o peso da culpa de ter tido um pensamento que sabemos que não era bom e digno.
Creio que muitos cristãos hoje se vêem prisioneiros não do pecado propriamente dito, mas de suas culpas e conflitos. Gastamos muita energia combatendo os inimigos da mente, sentimo-nos completamente exauridos e minados em nossas forças vitais, porque gastamos grande parte de nossas energias lutando contra inimigos que não podemos ver ou tocar.
NOSSOS PENSAMENTOS.
Um dia estava orando e pedindo perdão ao Senhor por pensamentos que tive. Sentia-me sujo e toda vez que vinha um pensamento ou tinha um desejo mais forte sentia grande angustia e o peso da culpa me paralisava. Pedia perdão ao Senhor a cada minuto... Até que em certo momento o Espírito Santo falou claramente ao meu coração:
Filho, quando você sente vontade de fumar você está pecando? (fui fumante por 25 anos, cheguei a fumar três pacotes de cigarros por dia)
Eu disse: Não.
E o Senhor falou carinhosamente: Então...É a mesma coisa. Sentir o desejo não é pecado. Na verdade faz parte do humano que há em você e que foi corrompido pela queda. O pecado é você ceder aos desejos e assim coisificar a minha criação.
Senti um alivio imediato, era como se 500 quilos tivessem sidos arrancados das minhas costas. Não digo a você que muitas vezes não me pego pedindo perdão compulsivamente pelo que penso ou sinto, mas o peso que tinha, a terrível angustia que sentia, e as intermináveis batalhas não me paralisam mais.
Talvez você esteja assim como eu estava, se sentido sujo e totalmente abatido pelas batalhas que você tem travado em sua mente. Quero dizer algo a você.
Preste bem atenção!
Nosso Senhor conhece você muito bem e ama você... Assim como você está.
Ele diz no Salmo 103:14: Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Portanto, pare de se torturar e viva o perdão e aceitação de DEUS.
DEUS AMA VOCÊ INCONDICIONALMENTE... DIFÍCIL DE ENTENDER?
Sim é muito difícil de entender, pois somos ensinados que somente seremos realmente amados se fizermos tudo certinho sem qualquer espaço para imperfeições.
Nossos instintos e pulsões fazem parte do pacote de sermos humanos. Foi o próprio Senhor que colocou isto em nós. ELE mesmo colocou em nós para preservação da vida. É claro que a queda do Homem (Gn 3) corrompeu o que era bom, mas se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
SOMOS PARA COM DEUS O BOM PERFUME DE CRISTO, TANTO NOS QUE SÃO SALVOS COMO NOS QUE SE PERDEM.
Que o Senhor ao inalar o cheiro de nossas ofertas, possa sentir o mesmo que sentiu com a oferta de Abel e que possamos ouvir em alto e bom som:
AGRADOU-SE O SENHOR DE (SEU NOME) E DE SUA OFERTA.
DEUS TE ABENÇOE,
Shlom! Amei.
ResponderExcluirÉ muito bom e sério ter a compreensão e entendimento das ofertas ao Senhor. Envolve o íntimo de cada um , ou seja, mostra verdadeiramente quem você é. E exposição do seu é difícil nos dias atuais. Bom tema continue sempre transmitindo mensagens que mexe com o nosso eu.
Beijos!
Pra Claudia Maia